Pagine

Friday, September 24, 2010

Elizabeth I, a rainha virgem!







Ontem pela 29° vez (acho) assisti uma das dezenas de versões do  filme Elizabeth, amo este filme com suas cenas que parecem pinturas… 
Elizabeth foi uma grande criadora da moda. Quando era em privado ela usava roupas simples, e que supostamente usava o mesmo vestido sentenas de dias consecutivos ( eram todos porquerrímos na época), em compensação quando estava em público ela se vestia para impressionar mesmo! As roupas eram um importante "status simbol" para os elisabetanos, a pessoa tinha que se vestir de acordo com seu nível social. Foi com harmonia que a rainha vestiu os mais magníficos vestidos, mais do que qualquer outra pessoa. Ninguém era autorizado a concorrer com a aparência da "bonita", uma vez uma infeliz empregada de honra  foi repreendida e rebaixada de posto por usar um vestido que era muito suntuoso para a sua posição. As empregadas de honra foram feitas para complementar a aparência das rainha, não para ofuscar. Nos últimos anos do reinado as "mucamas" vestiam roupas de cores lisas como branco ou prata. A rainha tinha vestidos de todas as cores, mas branco e preto eram suas cores favoritas, pois simbolizava a virgindade (virgem na cabeça da loca né?) e a pureza. Os vestidos eram ricamente bordados à mão com todos os tipos de fios coloridos e decorados com diamantes, rubis, safiras, pérolas, amaaava pérolas. Um livro intitulado Queen Elizabeth's wardrobe unlocked, que é muito interessante, detalha algumas das jóias que caia dos vestidos da rainha quando ela usava. 
Como todas as mulheres aristocráticas elisabetanas, a rainha normalmente usava uma camisa, um colete reforçado com madeira ou ferro, uma saia, um farthingale (abas na cintura), meias, vestido, luvas e golas no pescoço. Com a descoberta do alumínio as golas se tornaram ainda mais elaboradas.
A Rainha nunca foi completamente vestida sem o seu make up "básico".  Nos primeiros anos ela usava pouco, mas depois do seu ataque de varíola em 1562, meu bem, ela carregava, tudo isso para esconder as cicatrizes deixadas em seu rosto. Ela pintava o rosto com o branco de chumbo e vinagre, colocava rouge nos lábios e no rosto com tinta vermelha e clara de ovo. Este make up na realidade, acabou com ela, especialmente o branco de chumbo, uma vez que envenenou lentamente o seu corpo. Neste período os elisabetanos sabiam que para haver dentes saudáveis era importante mante-los limpos, mas não tinham nenhuma tecnologia, então o resultado já podemos imaginar, todo mundo com os dentes gongados. Elizabeth teve que ter vários dentes removidos enquanto ela crescia. Para prevenir o aparecimento de covas no rosto ela usava trapos de tecidos dentro da boca para dar firmeza!  De qualquer modo foi uma mulher fantástica, fascinante, poderosa e avante no seu tempo que revolucionou o modo de vestir de todo um reinado, que aliás durou muito!










1 comment:

  1. Amore, tb adoro esse filme e gosto mto da Elisabeth (super íntima ne?)

    ReplyDelete