Musa inspiradora! Madaleine Vionnet 2.
|
Isadora Duncan. |
Madeleine Vionnet e Isadora Duncan tinham quase a mesma idade. Em 1900, quando tinham 24 e 25 anos de idade, respectivamente, ambas viviam em Londres. Se sabe que elas nunca se conheceram realmente (não frequentavam os mesmos salões), mas é possível que Madeleine neste período já tinha ouvido falar de Isadora, a bailarina sem espartilhos e vestida em uma túnica, assim realizava a sua dança antes do público britânico ir à loucura. Dançava o stockingless em sandálias e usava véus claros (comprados na Liberty's). Obteve muito sucesso quando dançou ao redor de uma fonte no pátio de um museu, cercada por plantas, flores raras e palmeiras. Influenciada pela dança moderna de Isadora Duncan, Vionnet criou modelos que mostravam as formas naturais da mulher. Como Duncan, Vionnet foi inspirada pela arte grega antiga, cada peça parecia flutuar livremente ao redor do corpo em vez de torcer. Como uma costureira especializada, Vionnet sabia que o tecido cortado em viés poderia ser drapeado para concordar com as curvas do corpo, uma "fluidità of motion." O estilo grego era pouco em voga em Londres naquela época. De Londres a São Francisco o espartilho finalmente foi banido.
A revista Ilustration na época publicou uma pergunta aos leitores: "Porque todas as mulheres inteligentes, não se organizam para conduzir os estilistas de moda a forçarem os costureiros a produzirem o fluid style? Vionnet sempre esteve longe do clima da moda mas ao mesmo tempo atenta às mudanças, tendo o gosto pela flexibilidade e pelo livre movimento. Enquanto alguns estilistas pensavam que a bailarina Isadora era uma louca varrida, Vionnet sempre a considerou uma grande artista.
No comments:
Post a Comment