Friday, August 13, 2010
O céu não é o limite.
Em um século os homens cresceram de 8cm e as mulheres de 7cm! Não é fantástico? Sem contar como cresceu a nossa imaginação. 2 coisas são decrescentes no mercado da moda, uma é o preço outra a diginidade!
Preço de um tailleur: Alta costura, a partir de 15.000 euros(afff Maria). Prêt-a-porter, a partir de 600 euros. Grande distribuição a partir de 60 euros.
Que o contesto econômico da moda não é mais uma questão local ou nacional, todos já sabemos, moda é uma empresa global e uma linguagem internacional que atravessa os confins étnicos e sociais. O "conglomerado" internacional são potências financiárias que podem se permitir de comprar a matéria prima de qualquer canto e enviar a qualquer país que seja possível produzir com o mínimo risco e mínimo custo. A produdução agora não é mais centralizada, mas é espalhada por várias localidades onde a mão de obra, também especializada é abundante e de bom preço, o custo dos depósitos são baixos e a leis menos severas.
Não quero ficar aqui explicando todo o mercado finaceiro da moda mesmo adorando e ainda sendo muito leigo(pra muitos deve ser encher salsicha) mas quero chegar ao ponto que a realidade é que os "comglomerados"da moda estão comprando etiquetas e empresas ao redor do mundo e os fazem aderir ao prório programa. Usos e costumes estão se deteriorando gente! Ta ficando complicadíssimo o fato que hoje vemos por todas as bandas, cadeias de lojas como Mango, H&M, Zara, Gap Kookai, nossa, eu iria precisar de umas 4 páginas para elenca todas elas, invadiram as estradas de todos os centros urbanos do mundo! Não dá mais para dedusir de um nome ou etiqueta a origem de um modelo ou de um produtor. Gostaria de citar para concluir esta parte, antes que alguém desligue o computer, o que Teri Agins, jornalista que se ocupa de moda e finanças para o Wall Street Journal escreveu sobre o assunto no livro The End of Fashion:
"Quando uma empresa entra na bolsa é o fim da moda. Significa o fim das calças estreitas e da moda independente. Significa produto de serviço - polo, jeans, malhas e jaquetas - que vende indistintamente um ano após o outro. Uma regra premiada do lucro e das ações em alta! Ufa!
Desculpe me pessoal, mas acho que quero começar uma campanha de boicote universal! Séra que dá? Ou é melhor mudar de drugdealer?(brincadeirinha, kakaka!).
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Não existe limite, meu amor, o céu é baixo ainda.
ReplyDeleteFaça a SUA moda, marque presença e faça história!
Esqueça os outros, quem se vende, quem se paga, quem compra ... (aff)... o mundo inteiro tá vendido, alugado, permutado...........
Ih, enfim, VOCÊ SERÁ O NOVO NOME!!!!!!!
*** tô só esperando